Preparativos

Black Friday 2019

Separamos para você algumas dicas e melhores práticas para ter sucesso na sua Black Friday, todas as informações estratégicas são baseadas nos diversos anos de Black Friday em que passamos trabalhando e também aprendendo, estamos juntando esse conglomerado de ideias para você arrasar nas vendas e também no atendimento ao seu cliente.

Dicas e melhores práticas

A PRECODE quer compartilhar com você parceiro, nossas experiências de anos anteriores com a Black Friday, proporcionando assim uma visão estratégica!

Preços

O preço é, sem dúvidas, o principal atrativo da data e por isso os consumidores estarão atentos aos descontos oferecidos. Invista um tempo extra na escolha do produto para comprar bem e conseguir, de fato, oferecer um desconto real para surfar esse momento de pico de audiência.

Importante: Descontos de 5% a 15% serão praticamente descartados, então busque trabalhar acima desse corte. Alguns Marketplaces só devem entender como promoção o que estiver, pelo menos, 30% mais barato do que o menor valor praticado nos últimos 30 dias.

Cadastro de produto

Planilhas para Cadastro de Produto

O prazo máximo para o envio das apostas (produtos) que serão trabalhados na Black Friday é até o dia 30/09, após essa data a Precode não garante os cadastros dos mesmos para a Black Friday.

Categorização e Envio aos Marketplaces

A categorização e envio dos produtos serão feitas até 20/10, pois além de cadastrar os itens na plataforma da Precode e enviar para os marketplaces, há todo um processo de mapeamento de categorias e publicação por parte de cada canal e isso pode levar alguns dias.

Esse é o momento ideal para olharmos com calma todo o nosso planejamento. Afinal, os produtos, preços, estoques e condições de frete que teremos lá em novembro devem ser negociados e planejados nas próximas semanas para aproveitarmos o melhor da data.

Você tem

para nos enviar os produtos!

Estoque

Fábricas e fornecedores já estão vendo o volume de pedidos aumentar exponencialmente a cada dia que nos aproximamos da Black Friday. Isso acontece porque a melhor estratégia para a data é preparar estoque dos produtos que pretendemos apostar no período. Um produto com preço bem encaixado e profundidade de estoque tem tudo pra fazer seu faturamento acompanhar as projeções do mercado.

Importante: Procure informar a cada Marketplace qual a quantidade de estoque que terá para praticar na Black, porém não se esqueça de dividir entre todos, exemplo: se terá 500 peças de determinado produto trabalhar com 2 (dois) Markeplace, tipo B2W e Mercado Livre, ao seu gestor comercial informe a quantia dedicada a ele (250 peças B2W) e (250 peças ML), pois devido o grande fluxo os mesmo podem travar a comunicação de saldo.

Transportadora

Se o volume de vendas se multiplica, o volume de entregas também vai acompanhar esse ritmo. Por isso é fundamental e estratégico rever as parcerias com transportadoras e ajustar (aumentar o prazo) todos os prazos e informar a todos que nossa previsão de aumento de entrega será de 200% o volume normal. Assim as mesmas devem preparar suas equipes para tal momento, e o ideal é ampliar o prazo.

Vender muito na Black Friday é ótimo, mas fazer essas entregas no prazo vai garantir que as vendas se mantenham altas no Natal e no Saldão de Ano Novo, que juntos formam o melhor trimestre do ano.

Cross-docking

A modalidade do prazo cross-docking precisa ser analisada com muito cuidado, afinal a capacidade de produção e entrega das fábricas e fornecedores vai estar comprometida por conta do volume de pedidos do período, sem contar que algumas fábricas tem período de férias coletivas de fim de ano.

Importante: Reveja os prazos de produção ou de entrega com todos esses fornecedores e aplique uma margem de segurança. Caso um dos itens de maior aposta para a Black Friday seja cross-docking, este merece atenção dobrada e ajustar o prazo de entrega.

Calculo de frete e tabela de contingência

O pico de acesso vai exigir muito da nossa integração para cálculo de frete, por isso a PRECODE já está pronta para entregar os cálculos de frete em 50 milésimos de segundo. Normalmente os marketplaces pedem que seja entregue em media de 600 milésimos de segundo, porem na black Friday eles baixam para 200 milésimos.

O prazo máximo para o recebimento das tabelas que forem alteradas é até o dia 15/10 pelo nosso departamento de logística.

Além disso, vamos utilizar as primeiras semanas do mês de novembro para revisar a Tabela de Contingência de todos os sellers, por faixa de peso e por faixa de CEP. para alinhá-la com a base de cálculo lançada no sistema e garantir competitividade mesmo se o acesso for massivo.

Importante: Apesar de todos os esforços da PRECODE, nós não poderemos assegurar totalmente que alguns Marketplace possam usar somente a tabela de contingência, assim como é do vosso conhecimento a tabela de contingencia é uma média de valores por faixa de CEP é possível que os valores tenham divergência. Fique atento e atualize sua tabela de contingência com uma margem de segurança para mais para não ter eventuais prejuízos

Você tem

para nos enviar à tabela!

Atendimento pós Black Friday

A maior data do e-commerce mundial não dura somente três dias, afinal, é no período pós Black Friday que podemos mostrar todo o diferencial de uma operação madura e responsável.

Para isso estamos aplicando um treinamento intensivo na equipe de atendimento e logística para escoar as ocorrências que vão surgir nesse momento, a agilidade de resposta por parte do lojista também pode fazer a diferença. Contudo atrasos poderão ocorrer.