Entrada de Loja


1) Assinatura do Contrato
  • O contrato deverá ser assinado com firma reconhecida para que todos os setores da Precode possam iniciar os trabalhos;
2) Redirecionamento de domínio (registro.br para usuário técnico da Precode)
  • Benefícios de Utilizar o DNS Precode:
    • SSL sem custo
    • DNS Amazon de alta disponibilidade e de baixíssima latência.
  • Procedimentos para alteração do DNS Precode: (lojas que NÃO possuem serviço vinculado ao domínio, exemplo serviço de e-mail).

A loja deve logar no site registro.br e adicionar como contato técnico o usuário LUARO144 com isso nós realizaremos as configurações.

Para domínios .com enviaremos os DNS para a loja alterar na empresa onde a mesma registrou o domínio.

  • Procedimentos para alteração do DNS Precode: (lojas que possuem algum serviço vinculado ao domínio, exemplo serviço de e-mail):

O setor de TI da loja deve nos enviar o arquivo com todos os apontamentos (mx, A, CNAME, etc) de DNS atual para que possamos realizar a mesma configuração em nossos servidores, assim que as configurações forem realizadas, encaminharemos os links de DNS para configuração no registro.br. Com essa configuração os serviços de e-mails e outros não irão parar de funcionar.

  • Apontamento Cname

    Se a loja preferirem não alterar o DNS precisaremos que seja realizada o apontamento CNAME para Webserver-Principal-15-02-2017-0-207272110.sa-east-1.elb.amazonaws.com

  • Apontamento tipo A

    Utilizar em ultimo caso. Servirá para empresas que utilizam por exemplo locaweb que só aceitam apontamento tipo A e não querem migrar o DNS. O apontamento terá que ser para o IP 52.67.100.44

O problema de utilizar o tipo A é que a empresa ficará restrita a um único servidor, ou seja, não utilizará servidores auto escalonados, se a loja tiver muitos acessos podem ocorrer lentidões e até mesmo indisponibilidade.

3) Documentação para enviar aos Marketplaces
  • O seller necessariamente precisa nos encaminhar os documentos da sua loja para fins de arquivamento e tratativas de devidas entradas nos Marketplaces que irão trabalhar.
4) Apresentação para a equipe Precode
  • Esse é o estágio em que o seller terá conhecimento de todos os coordenadores especialistas por cada setor que irá lhe atender, iniciaremos uma reunião de preferência presencial para estipularmos os prazos para cada área
5) Criação de layout
  • Iniciaremos a criação do layout do site do seller, nesse estágio o coordenador de Marketing da Precode fará o conhecimento da marca do lojista e entenderá produtos a serem comercializados;
  • O seller deverá informar ao Marketing os seguintes elementos básicos para a iniciação do layout da loja:
    • Será necessário ter em mente todas as linhas de produtos que serão comercializadas no site, esse é o estágio em que serão criadas as categorias que ficarão em amostra no site e também aplicaremos as boas práticas de SEO, as categorias são importantes por diversos fatores, futuramente servirão para fins de relatórios, promoções e principalmente indexar o seu site no Google para sua venda direta;
    • Enviar a logo ou manual de marca se assim o tiver, caso não tenha a Precode tem um departamento de Branding dentro do próprio marketing que o seller poderá contratar;
    • Texto sobre a empresa, é necessário que tenhamos em mãos o texto falando sobre a empresa, principais diferenciais, metas e objetivos bem alinhados;
    • Gateway de pagamento, a Precode fara a apresentação dos gateways as quais estão integrados para que o seller possa escolher e negociar as melhores taxas para o seu negócio;
    • O departamento de Marketing da Precode fará toda a criação do layout e banners para o inicio do site, os banners a serem produzidos são os da Home, categorias internas com temáticas de cada linha e também no dropdown da categoria.
    • Será produzido no inicio da loja, um avatar e um banner capa para o facebook, no fechamento do contrato o cliente poderá optar por utilizar os trabalhos do Marketing da Precode no decorrer da parceria;
    • Aprovado o Layout o departamento de Marketing passará para desenvolvimento em produção do novo site.
6) Integração de ERP
  • Poderemos trabalhar de duas formas, o seller poderá integrar conosco usando a nossa API, a documentação da API Rest Precode se encontra em: http://precode.com.br/api/documentacao/index.php
  • Ou nós integraremos com o ERP, nesse caso é necessário que o seller nos entregue ou faça a mediação para conseguirmos a documentação do ERP que será utilizado.
7) Cadastros de produtos
  • O cadastro será alinhado de acordo com a quantidade definida pelas partes, esse será o processo em que o seller deverá fornecer informações relevantes para que o departamento de Gestão de Produtos possa iniciar o cadastro.
    A exatidão das informações ajudará nas próximas etapas, pois será necessário calcular o frete e por isso as dimensões devem corresponder ao produto que será comercializado, tais como informações do produto, imagens e demais particularidades de cada produto devem ser informados.

Essas informações dos produtos podem vir de duas formas:

  • As informações podem ser passadas pelo seller diretamente via planilha de excel nos moldes previstos pelo departamento de cadastro;
  • As informações poderão vir direto do ERP do seller, nesse caso será feita uma integração onde as informações básicas de dimensões, EAN, titulo e demais podem vir via sistema e o nosso departamento fará uma curadoria.
8) Indicações Logísticas
  • O Coordenador Logístico da Precode entrará em contato com o seller para ajuda-lo com a sua logística, nesse processo serão feitas algumas indicações de transportadoras que temos conhecimento e estão sendo efetivas na entrega de determinados produtos e em certas regiões;
  • Se a loja for apenas utilizar os correios é necessário que o seller faça a negociação da tabela junto aos correios;
  • Feito os passos acima o seller deverá nos informar as tabelas de fretes atualizadas, nesse processo nosso departamento logístico iniciará o cadastro das tabelas negociadas em um prazo mínimo de 15 dias.
9) Usuário e SAC
  • Chegou a hora de criar os logins de acessos no sistema Precode, nosso coordenador de SAC entrará em contato para entender quais departamentos necessitarão de acessos, quais as pessoas e suas funções dentro da operação de e-commerce do seller.
10) Precificação de Produtos
  • Nosso coordenador comercial entrará em contato com o seller para treinar e ajudar nas precificações dos produtos, essa etapa é fundamental para que o seller entenda o sistema, as formas de precificação, controle de estoques, relatórios e demais elementos que são fundamentais para uma operação vender;
  • Nesse processo será apresentado a nossa tela de manutenção de preço que é a ferramenta chave de análise para as vendas da loja, todo o controle comercial pode ser feito com apenas alguns cliques;
  • O seller aprenderá a configurar as despesas com seus produtos e a entender se está tendo rentabilidade ou não nos produtos que serão comercializados.
11) Conferência de Cálculos Logísticos
  • Nesse processo será feita uma curadoria nas tabelas lançadas, o departamento logístico da Precode irá conferir os valores e também ensinará ao seller onde ele pode revisar se está tudo certo com os seus fretes;
  • Serão verificadas se todas as regiões serão atendidas;
  • Será analisado se os correios foram lançados e principalmente se está integrado;
  • Esse é o processo em que o seller poderá tratar com a nossa logística, regras especiais para algumas regiões em que tenha uma melhor negociação.
12) Teste de ERP
  • O processo de teste funciona junto com o nosso departamento comercial, será feito um pedido teste no site do seller, aprovaremos de forma manual e verificaremos todos os passos de uma operação normal, será verificado se ocorreu a atualização de estoque e demais fluxos básicos e necessários.
13) Faturamento
  • Será feito o acompanhamento do primeiro pedido que foi feito, nesse processo será explicado sobre o faturamento e expedição na plataforma;
  • Será abordado também como fazer a baixa de mapa de carga;
  • Entrada de NF no sistema;
  • Conferência e Romaneio.
14) Atendimento
  • Será mostrado em um exemplo de pedido o fluxo completo de uma ocorrência e como será feito o atendimento;
  • Ensinaremos também sobre o fluxo de protocolos dos Marketplaces;
  • E finalizaremos os treinamentos sobre as ocorrências internas.
15) Logística
  • Será apresentado a forma de fazer o acompanhamento e criado rotina para evitar atrasos;
  • O Seller aprenderá sobre o OCORREN para baixas de entregas;
  • Aprenderá também sobre o CONEMB para auditoria de Frete.
16) Site no Ar
  • Esse será o processo para conferir alguns itens importantes para vender direto em seu site:
  • Gateway de pagamento, se os pedidos realizados no site estão entrando de forma correta;
  • Textos institucionais da loja já estão no site;
  • Verificaremos se a loja possui um telefone para que as ligações de seus clientes caiam em nosso SAC para ter o atendimento personalizado;
  • Serão inseridas as redes sociais do seller;
  • E por último verificaremos links dos banners e campanha de lançamento da loja.

Esse é o fluxo básico de entrada de loja, poderemos ter particularidades e operações mais detalhadas dependendo do seller.

Última edição: 16/09/2019